História do Sertanejo Universitario

 

ORIGEM..

De origem pantaneira oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco e Vinícius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitarios na capital, Campo Grande. O crescimento do estilo nos últimos anos se deve ao grande crescimento do número de Universidades no Brasil, onde já é possível encontrar Faculdades particulares em todos os bairros, com processos de seleção em nível extremamente precário, o que viabilizou a possibilidade de pessoas com gosto musical sertanejo adentrassem no âmbito acadêmico, antes totalmente dominado por metaleiros, fãs de MPB e aficcionados por Rock Progressivo (Rush).

 

ESTILO DO SERTANEJO UNIVERSITARIO

Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o Sertanejo Romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo Raiz). Geralmente as músicas tratam de assuntos do Sertanejo Romântico da forma como os jovens veem (assuntos como poligamia e traição).
Uma outra explicação para a origem desse movimento sertanejo é de cunho também social.A partir da década de 90 muitos jovens oriundos de regiões interioranas dos estados ingressaram nas universidades,com isso trouxeram seus violões e romperam definitivamente com estigma do universitário que era associado ao rock in roll. Com violas e violões disseminaram nos campus e republicas a velha musica sertaneja de raiz.Com o passar dos tempos foram associando ao violão ou mesmo a viola instrumentos modernos como guitarras,baixos,bateria,metais e instrumentos de percussão. O resultado inicial disso foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos vem tomando grande espaço na mídia. Letras e musicas simples com facilidade entraram na cabeça das pessoas o que faz com que duplas e conjuntos sertanejos estourem de vários locais do país e com vários singles conhecidos ou mesmo com clássicos com uma roupagem nova.
Uma explicita característica desse estilo são os solos feitos nos violões que originalmente eram feitos em guitarras.Isso só reforça a associação dos velhos instrumentos aos modernos.